30.4.13

Formatando sua Fanfiction



       Vocês já devem ter ouvido que a aparência é tudo nos dias de hoje. Escrever bem sempre atrairá muitos leitores para o seu trabalho, porém uma fanfiction mal formatada pode afastar alguns deles. Nesse post vou dar algumas dicas de como deixar sua fic com uma boa aparência para que você não perca leitores com algo tão bobo. Vamos usar de exemplo a minha one-shot Eu nunca te disse...

       Para começar, uma boa capa sempre irá chamar a atenção. Não precisa ser aquelas capas cheias de efeitos, mas também não faça algo no paint com fonte Comic Sans, ok? Sabe o Photoscape? Super simples de manusear e tem uns efeitos ótimos! Você pode encontrar o download do programa em qualquer lugar! Photofiltre Studio X também é uma boa, e dá pra fazer efeitos tão bons quanto o Photoshop se você treinar bem. E falando em Photoshop, sabia que há disponível esse super programa online? Dá pra criar capas muito boas com também!

       A capa deve ter o tamanho necessário que o site exige. Por exemplo, no Nyah! Fanfiction, a imagem não pode ser maior que 800x600px (Largura e Altura) e não pode ter mais que 300KB. Além do título da Fanfiction em um bom destaque, você deve colocar o seu nome/nick em algum canto da imagem ou abaixo do título menor que este último. Você pode optar também a colocar um treco da sua fic, como fiz com a minha.


No meu caso, usei um trecho da música ao qual a fic foi inspirada.


Obs: Nunca se esqueça de colocar o Disclaimer da sua Fanfiction nas Notas iniciais do capítulo.


       E agora, vamos ao capítulo.

       Já repararam como uma fanfiction fica muito mais estilosa quando colocam uma imagem no começo do capítulo? Mas não qualquer imagem, claro. Você não vai colocar uma imagem do Bob Esponja no começo do seu capítulo, certo? A menos que sua fic seja uma aventura dos Amendobobos.

Mas o que colocar de imagem no capítulo?

    O título do capítulo, oras! Isso quer dizer muito trabalho para você, que terá que colocar uma imagem em toooooodos os outros capítulos da sua fanfiction. Mas não significa que você precise caprichar nessas imagens. Use uma fonte séria (Augustus, Broadsheet, BrockScript, Cambria, English, Time Burner, Trajan Pro, Vivaldi) para escrever o título.



       Também é importante deixar espaçamentos entre os parágrafos para que os leitores não se percam na leitura. E lembram-se daquela regrinha que a professora ensinou na primeira série, onde era preciso deixar um dedo de espaço para começar um parágrafo? Então, não a abandonem só por que você está na internet. Já postamos sobre o Internetês aqui no blog, lembram?

Clique para visualizar melhor se necessário :)

       Há lembranças do passado na sua fanfiction ou pensamentos de personagens? Destaque esses trechos com o famoso itálico. Já comentamos sobre isso aqui no blog também, que você pode conferir acessando esse link. O destaque em itálico mostrará ao autor que aquele fato não está mais ocorrendo no presente ou que tal frase é um pensamento da personagem, além de deixar sua fanfiction com uma cara mais bonita. 



       Agora você chegou em um ponto da sua fanfiction que precisa mudar o ambiente, mas não sabe como fazer isso. Normalmente, os ficwriters usam o til (~) para fazer isso, centralizando-o no meio da página, ou lotam a linha com alguma letra qualquer. Vou confessar uma coisa pra vocês: Quando vejo esse último numa fic, eu nem a leio, vou direto no fechar da página. Cruel?! Ora, se isso é cruel então o que é que esse ficwriter está fazendo com os meus olhos? Ok, eu sou muito perfeccionista.

       Quando você chegar nessa parte, você pode dar um espaço duplo entre as linhas, como na maioria dos livros, ou pode usar o til como todos os outros ficwriters fazem. Mas sabem o que eu faço? Uso caracteres especiais! Sim, aqueles webdings que você consegue criar através de atalhos do teclado. Mas não são quaisquer caracteres que você pode colocar, afinal não faz sentido colocar um rosto feliz numa fic de drama, né? Você pode usar aqueles mais simples, como os círculos e os losangos, mas isso fica a seu critério usar ou não.

Não ficou bonito? 


       Links na fanfiction? Ora, por que não? Poréeeeeeeem.... Você não vai dar CTRL+C e CTRL+V. Entendeu? NÃO! No Animespirit não é mais permitido adicionar links no conteúdo da fanfiction, o que nos obriga a copiar e colar nas Notas Finais do capítulo, mas em outros sites, como no Nyah! Fanfiction, é possível e há uma forma de ser feito muito mais elegante do que a maneira como todos usam por aí colando links de roupas de personagens ou ambientes, argh!

Vamos colocar um link na sua fanfiction? :)

Clique para visualizar melhor :)


       Ok, para terminar vou falar sobre os quotes, que são as citações de determinado texto. Nós usamos os quotes para citar uma frase de outra pessoa. Por exemplo, se você quiser adicionar uma frase de um poeta ou uma parte de uma música, você usa o quote para destacá-las. Simples, não?



Enfim, a formatação da sua Fanfiction está pronta!!

       O que achou? Está muito melhor, não é? Agora você não passará pelo perigo de alguém tipo eu fechar sua fic sem ao menos dar uma lida.

Gostou do post? Então dê um incentivo para nós! Comente!
Dúvidas? Também aceitamos pedidos de temas para posts ;)

Até mais!

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem? *u*

    Gostei muito das dicas, principalmente a que fala sobre os webdings. Acho o til esquisito, por isso nunca o coloquei, na verdade eu utilizava o xis centralizado na página. Ficava feio e eu nem percebia. )):

    Outra dica que me interessou bastante foi a da imagem no capítulo. Sempre as peguei da internet, pensando que elas tinham algo relacionado com o que estava escrito na fanfic. Depois de um tempo parei de usa-las porque comecei a achar sem graça. Agora posso voltar a colocar, com o título da estória. Mas e se eu quiser colocar juntamente com o título do capítulo? Será que ficaria estranho?

    Bom, passarei a tomar mais cuidado com a formatação da minha fanfiction. Lembrarei das informações desse post e passarei a fazer o uso dos webdings. Tudo bem, né?

    Beijos e parabéns pelo blog! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yoshie-san! Estamos todos bem, e você? :D

      Que bom que gostou das dicas. Elas realmente fazem diferença, não é?

      Sobre a imagem no capítulo, fique à vontade para colocar uma imagem junto ao título do capítulo. Não ficará estranho desde que ela não seja muito grande e que seja uma imagem bonita. Dica: Use uma altura de no máximo 130px e a largura no tamanho da página. Fique à vontade para usar os webdings. ^^

      Obrigada por passar por aqui e deixar seu comentário. Volte sempre!

      Excluir
  2. Como faço para ver a foto de capa que coloquei em minha Fic no Nyah!Fanfiction?Como se fosse um leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Nyah! ficou meio complicado para vermos nossas próprias fanfictions mesmo... O jeito mais fácil que encontrei foi procurando meu próprio perfil em "Procurar histórias/usuários" que fica no submenu da página. Quando entro na página do meu perfil, vou na aba Histórias e clico no link da fanfiction que quero conferir.

      Espero ter ajudado. :)

      Excluir
  3. Como faço para postar GIF na capa da história no Nyah Fanfiction, eu sei que é permitido, apenas não sei como fazer para se movimentar. Poderia me ajudar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.

      Bom, de fato, é permitido postar imagens em formato GIF nas capas, mas se sua imagem não se movimentou, provavelmente foi por que o Nyah! não dá esse tipo de "suporte" a essa parte do site. É como se você postasse um vídeo em um site que não tem esse mesmo "suporte" para que os vídeos rodem: A imagem ficará "congelada" e as pessoas que acessarem a página não poderão visualizar o vídeo completo.

      No entanto, você pode adicionar GIFS em seus capítulos e eles se movimentarão normalmente, contanto que no capítulo tenha apenas uma imagem, como exigem as regras de postagem do Nyah.

      Espero ter ajudado.

      Até mais!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Essas dicas ajudaram muito, eu já seguia algumas delas, mas foi bom ler e ver no que eu estava errando.
    Parabéns, o blog está incrível.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se soa inadequado usar um número (nota de referência do rodapé) para acrescentar a origem de alguma informação, como um vídeo, trecho de um livro na fiction.
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir