21.12.12

Os chamados "clichês"

Todos nós ao abrirmos certa categoria de fanfiction, sejam elas Naruto, One Piece, Dragon Ball, etc. nos deparamos com as histórias chamadas de "clichês". Agora, o que são os clichês?

Para responder a essa pergunta, basta ir a qualquer site que exibe fanfictions. Clique na categoria de Naruto, que vamos tomar por exemplo. Quantas milhares de vezes, vemos aquela história que parte de um certo mangá? Ou aquela que é um "pós-guerra"? São incontáveis.

Essas histórias continuarão a existir, só que de maneiras diferentes. Conforme o Masashi Kishimoto publica um mangá, o 'novo' clichê irá aparecer. Eu já li algumas fanfics por aí, depois da morte do Neji, com depoimentos da Tenten. Novo exemplo de clichê.

Como evitar o clichê? Sendo original. Crie uma história. Não parta do ponto onde está o mangá, ou não tente fazer suposições futuras do que irá acontecer. Esse é o primeiro passo. Segundo: Leia outras fanfics. Dessa forma, você provavelmente já terá uma noção do que terá virado clichê.

Claro que há vezes que o clichê acaba ficando bom, isso é inegável. Apesar da repetição, acima de tudo está a história bem escrita, sem erros de português, que intriga o leitor, etc.

Resumindo: O clichê é um tipo de fic que pode ser evitada. Procure a originalidade. Os autores das fanfics mais famosas de Nyah e AnimeSpirit partiram daí. Ruas de Fogo (Naruto), Duel City Zone (Yu-Gi-Oh!) são ótimos exemplos.

Exercitando a criatividade, o clichê não estará com você.

2 comentários:

  1. Bom,faz um tempinho que estava a discutir com umas amigas justamente sobre os famosos "clichês", e se teve algo que chegamos a uma conclusão foi que, não tem como fugir do clichê. Algo que sem nem se saber, pode ser clichê. Porém o clichê quando bem trabalhado envolve o leitor na história. Pode "inovar o clichê", e assim deixa de ser o "clichê comum" o que logo faz não ser mais clichê, mesmo que ele esteja presente. Confuso não?
    Em fim, estou amando o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vc tem razão. Super confuso mesmo, hahaha! Obrigada por nos acompanhar. :D

      Excluir