17.12.12

Prólogos e Epílogos

Prólogo Fallen - Lauren Kate

Estruturas importantes de qualquer fanfiction, este post lhe ensinará como usufruir bem desses capítulos de maneira correta em uma história. O prólogo é um capítulo bem curto, onde geralmente explica-se o perfil das personagens principais, ou há alguma narração indicando o que pode estar a vir. Resumindo, é uma prévia. Já os epílogos, agem um pouco diferente dos prólogos. Geralmente, são capítulos maiores, que mostram a 'pós-história', o possível futuro da fanfic.

Como citei acima, muitos dos prólogos visto em fanfics, são perfis da personagem que citam: Nome, idade, altura, personalidade, etc. Porém, esses são os tipos de prólogos que podem ser evitados. Tente introduzir o leitor à história usando algum acontecimento da mesma. Um bom exemplo a ser seguido é da fanfic "Elipse" da autora Kisara, que está aqui na nossa Biblioteca. CUIDADO REDOBRADO AO ESCREVER UM PRÓLOGO. Ele não pode ficar grande. Todo esse fato que você autor, escreveu em seu prólogo, JAMAIS, pode ficar grande. Como já afirmei, é um capítulo curto!

O epílogo, podemos analisar de outra maneira. Diferentemente do prólogo, este pode ser um capítulo do tamanho que o autor julgar normal. Só que necessariamente, deve mostrar eventos futuros. Afirmar, por exemplo, qual foi o desfecho das personagens. As regras de um epílogo são básicas. Evitar o passado. 'Flash-Backs' são permitidos? Sim, porém evite-os. Um 'flash-back' que está no epílogo provavelmente já foi mostrado em algum capítulo anterior.

Agora autor, tente colocar essas 'regras' em prática. Espero ter ajudado da melhor maneira possível. Prólogos e Epílogos, os 'patinhos feios' de uma fanfic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário