9.1.13

Título e Sinopse


Eu gostei do GIF *-*

Título
 
Desde os tempos do fundamental nossas professoras sempre diziam que o título era uma das principais características de um texto, senão a mais importante, e é claro que elas tinham razão. É através do título que você irá chamar a atenção de seu leitor.

Os títulos mais criativos (na minha humilde opinião), são aqueles em que o autor consegue resumir toda a sua história em uma única palavra. Se for uma palavra diferentes das habituais então, é leitor ganho! Um bom exemplo de fanfiction desse tipo é Elipse, escrita por Kisara, disponível aqui no blog. Ela não pôde revelar o por quê do título, pois seria algo que ela explicaria futuramente em sua fic, o que nos faz ansiar ainda mais por esse momento

Algo muito comum de se ver – lê-se a todo momento – são títulos em inglês. De alguma forma, esse idioma faz com que o título da fanfiction fique mais “bonitinho”, porém, o “bonitinho” tornou-se tão constante que nem agradável está mais. Quer um título em inglês? Pense duas vezes nisso. Só coloque em casos extremos ou se o conteúdo da sua fic tenha algo a ver com o idioma. Por morarmos em um país onde a língua mais falada seja o Português, o ideal seria evitar títulos em outras línguas e usar a nossa. Por quê desmerecer nosso idioma? Ele é tão bom quanto os outros, e não haverá chance de um leitor deixar de conferir sua fanfiction só por que não entendeu o título. Ou acha que isso nunca aconteceu?

O título deve se encaixar de alguma forma ao enredo, sendo pelo significado da palavra, acontecimento, personagem, casal ou afins. Lembre-se sempre que será primeiramente pelo título que você ganhará o leitor.

Abaixo trago para vocês o relato de uma ficwritter contando sobre a escolha do título para sua fanfiction:



 “Pensei em como seria a história: uma garota que só queria ficar perto do amado sem pedir nada em troca, apenas estar ao seu lado. Ela aparecia como um “fantasma” só para estar ao lado dele. Seu maior desejo era estar ao seu lado, não importando como. Sem falar que eu sempre procuro títulos que chamem a atenção dos leitores de alguma forma, títulos que resumam as histórias e que vão de acordo com os gostos dos leitores”. 
Kellin, autora de Estar contigo.



O depoimento de Kellin resumiu bem o que eu citei até agora. Ela pensou na história e em como chamar a atenção do leitor apenas pelo título, além de manter o mesmo em português. De fato, “Estar contigo” chamou muito a atenção dos fãs, ocasionando em um bom número de comentários.




Sinopse  

A sinopse é a segunda coisa ao qual um ficwritter deve se preocupar. Ela é um resumo da sua história, tendo como objetivo apontar ao leitor os principais pontos da sua história e é essencial para fazer o leitor se interessar pelo conteúdo ou não.

Alguns sites de fanfictions dão um limite de caracteres para você escrever sua sinopse, o que eu acho desnecessário. Mesmo que sua sinopse fique grande, o leitor não irá se interessar em lê-la justamente por estar grande. Devemos sempre lembrar que a preguiça reina no mundo virtual. Principalmente entre os otakus. Se a sinopse não for boa, você perderá leitores.

Evite colocar partes da fanfiction na sinopse. Afinal, você precisa resumi-la, e não dar um spoiler* sobre a mesma. Não é todo mundo que gosta de spoilers. Repetindo: Na sinopse é necessário ter o resumo da sua fanfiction, apontando os principais acontecimentos da mesma.

Tome cuidado também com os erros de gramática também. O leitor tomará a conclusão se sua fic está bem escrita ou não apenas pela leitura da sinopse. Capriche nela!

*Resultado, desfecho. O que acontece em determinada história. É usado pelas pessoas como ato de contar o que acontece no desfecho da história antes do ouvinte conferi-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário