13.2.13

Songfics


 
  Fanfictions que usam uma certa música como tema ou trilha sonora, algumas contendo parte da música em seu conteúdo. Já viu alguma assim? Então, essas são as songfics. Na maioria das vezes sendo oneshots ou shortfics, as songfics são muito populares no nosso mundo de escritores amadores, isso por que, na maioria das vezes, são aquelas músicas tocantes que te dão inspiração para criar o que podemos classificar de "A Fic".


  Eu já vi várias songfics oneshots por aí que dão de 10 a 0 em muitas longfics. Um segredo para se conseguir um bom resultado é escrever de forma que a música tenha sido escrita especialmente para aquela história. Se a música for uma de suas preferidas, o resultado é melhor ainda! Afinal, quem nunca se inspirou ao ouvir aquela música que te faz pensar em algum momento da sua vida, ou naquela pessoa especial? Até mesmo aquela música lenta num dia chuvoso acaba te inspirando a fazer uma boa songfic.

  É comum que o autor coloque partes da música junto à história para que o leitor possa entender a relação entre ambos. Se esse for o caso da sua fanfiction, o recomendável é que você deixe a letra centralizada e em itálico. Nunca use negrito para destacar a música. Caso seja uma letra internacional, você pode escolher entre colocar a letra original e a traduzida ou deixar apenas a tradução, eu particularmente prefiro usar da segunda opção, pois para mim, a fic fica mais "organizada" dessa forma.

  Também existem as songfics em que os personagens fazem partes de bandas - na maioria fanfictions que se passam em um universo escolar com intrigas, rivalidades, romances, e tudo o que for caracterizado como clichê - onde o autor escolhe uma música para a personagem cantar. Nesses casos, você pode escolher entre usar itálico ou não, e sempre creditar as músicas ao final do capítulo.

E então, anotaram tudo? Então ao trabalho! Criem uma songfic e mandem os resultados para mim depois, através do e-mail bibliotecaff@yahoo.com.br; eu quero ver!  Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário