28.3.14

Frases longas são um problema?

Olá, ficmaníacos! Como estão?

Há alguns dias atrás, umas de nossas ficmaníacas nos mandou um e-mail perguntando se escrever frases muito longas nas fanfictions pode atrapalhar os leitores. Achei a dúvida dela bem interessante, e por isso estou trazendo a questão para vocês.

O que acontece quando você lê um livro com parágrafos muito longos? A tendência é você acabar se distraindo com pensamentos aleatórios e, quando percebe, já terminou a página e você não faz a menor ideia do que leu, aí você é obrigado a reler tudo de novo. Uma fanfiction não é muito diferente de um livro: se você não conseguir prender a atenção do autor, você o perde. Escrever frases muito longas fará com que o leitor se desinteresse pela sua história, e mesmo que ele a leia até o final, dificilmente deixará um comentário sobre a mesma.

Se você tem o costume de escrever frases muito longas, posso te dar algumas dicas de como consertar isso:


  • Após terminar de escrever seu capítulo, salve e feche o documento. Espere no mínimo 1 hora para abrí-lo novamente (o ideal é esperar 1 dia) e revise-o por parágrafos. Isso fará a sua mente "esquecer" do que já escreveu e te dará uma visão mais crítica da sua fic. Encurte suas frases o máximo que puder.
  • Uma frase deve ter, no mínimo, de 1 a 12 palavras e no máximo 18 palavras. Não exceda esse limite.
  • Um parágrafo dever entre 4 a 5 linhas. Mais que isso, ele ficará extenso demais e não atrairá o leitor. No caso de descrição de lutas, essa regra é exceção, porém não se deve exagerar.
Pronto, é só isso. Fácil, né? Lembrem-se que vocês sempre podem pedir ajuda a um beta-reader também, então nunca tenham vergonha de procurar por eles. E se tiverem alguma dúvida, pode mandar um e-mail para nós. ;)

Um bom fim de semana para vocês, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário