11.1.14

Houve x Ouve - Ortografia: Erros Comuns – Porém Grotescos

Houve x Ouve

Oi, gente.

Bem, essa é a primeira parte das aulas que eu estou planejando sobre Ortografia: Erros Comuns – Porém Grotescos. A dica de hoje será para você que troca letra daquela palavra, seguindo o mesmo ramo do mais/mas, porém de nível básico. Vamos começar.

Um erro que eu vejo muito é o Houve/ouve. A diferença não é só o /h/ - às vezes não-usado por preguiça, ou falta de conhecimento.

Houve: Do verbo Haver. Ex.: Houve uma forte atração magnética entre eles, de forma que nada estaria no caminho.

Ouve: Do verbo Ouvir conjugado em terceira pessoa do singular do tempo presente. Ex.: Sabe, ela ainda ouve muito aquele CD que você deu a ela.

Mas, tia Carol, dá pra usar os dois na mesma frase/trecho? Sim, meu pimpolhinho, desde que você não use tentando expressar o mesmo significado. Eis um exemplo:

Houve um tempo que eu achei que tudo poderia ser diferente, sem essa mediocridade toda que está impregnada na minha vida - essa coisa parada e sem sentido desde que fui abandonado. Às vezes, costumo pensar que eu que a deixei ir no momento mais oportuno, talvez porque queria liberdade, talvez porque ela não me ouvia – ela nunca me ouve. O fato é que eu odeio essa situação, odeio estar sozinho mesmo cercado de gente. A vida parece um filme colorido e você sendo o personagem preto e branco mudo que ninguém nota e ninguém se importa.

Aí, deu pra usar tranquilamente. Então, é isso, essa é a primeira aulinha. Até a próxima.

OBS.: Apesar de toscos, os exemplos usados são de minha autoria e sua reprodução está vedada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário