17.6.13

Cantinho de ~Pérolas (Segundo Capítulo!)


Oláaa pessoar!!
Como estão meus amiguitos leitores?!
~Pérolas aqui quem vos fala! 


Venho lhes apresentarem mais um "Cantinho de ~Pérolas"
Agora no Modo Clássico... hehehe


 SEGUNDO DIA NO CANTINHO!!

Por causa do nosso livro desse mês, que virou filme, ser de uma época... Bem, um pouco longe da nossa, resolvi deixarmos um pouco no clima ;D
Ah, filmes clássicos, preto e branco, desculpa pessoal, tenho fetiches à eles!
Amo demais...

E foi por causa desse amor que eu resolvi trazer uma história que entra nesse contexto para o nosso cantinho desse mês...

O livro: Um bonde chamado desejo - Tennessee Williams...
O filme: Uma rua chamada pecado 

Okay, tenho que admitir que não conhecia Tennesse e nem seu trabalho antes de eu ter entrado na faculdade de Letras. Eu me apaixonei pela história do autor e por esse livro tanto quanto qualquer obra que já li.

Antes de eu fazer meus pareceres sobre sua história, vou apresentar as características físicas de sua obra.

Para começar, o livro originalmente é uma peça de teatro. Então, naturalmente é escrito em forma de teatro:

"Nome do personagem: Fala do personagem"
"Nome de outro personagem: a Fala desse outro personagem"


Foi estreado em 1947 em Broadway em que se manteve até 1949 em Ethel Barrymore Theatre. Cada lugar produziu um filme...
Sendo que irei falar somente de Broadway, que é o mais antigo, estrelado pelo nosso famoso "Poderoso Chefão" Marlon Brando, só que dessa vez como nosso patético, excêntrico e sexy Stanley Kowalski. 


Okay, dadas as características físicas...

Primeiro o livro: Sei que sou a defensora de ler o livro primeiro para depois ver o filme, pessoal, porém dessa vez posso dizer que nesse caso, eu vi primeiro o filme! E depois que li o seu livro em forma de teatro, não tive dúvidas: É 100% FIEL!!


Os personagens me cativaram de uma forma mais... madura. Não é um livro ou filme recomendado para qualquer idade e nem para uma adolescente que ama livros profundamente românticos aqui. Se você gosta de uma história real, com cenas picantes (geralmente não é o meu caso, afinal, sou terrivelmente romântica!!!!! Porém, dei um desconto ao Bonde Desejo xD)  e de rápidas leituras, que não deixam de nos sentir dentro da história, você irá gostar desse livro. 

O cheiro de perigo, morte, loucura, doença, bebida, cigarro e tudo que a sociedade nos remete as sombras da vida, estão presentes na história.
Ah os personagens! Não existe o vilão e nem o mocinho...
Somente o errado e o certo... Que nesse caso, pessoinhas, não sabemos ao certo. 

Vamos aos personagens: A história ronda em três principais...

- Blanche Du Bois: Uma mulher bonita, porém solteirona. Na época era vergonhoso não estar casada aos 30 anos, sendo conhecida por solteirona. Chega na casa da irmã, por um bonde chamado "Desire", aparentemente por ter perdido tudo, onde morava. Está desempregada, colocando culpa em seus nervosismos por estar afastada de seu trabalho como professora de inglês. Porém, muitas mentiras foram contadas e são reveladas durante a história. Blanche é uma mulher firme, decidida e muito inteligente. Vaidosa aos extremos, não gosta do lugar em que sua irmã vive e nem de seu marido. Porém, só porque está solteira não quer dizer que nunca foi casada, e aí está um dos seus segredos.

- Stella Kowalski: Irmã mais nova de Blanche, com quem tem um grande carinho e afeição. Stella é uma das principais, porém não aparece muito, já que vive trabalhando e saindo de casa. Ama demais seu marido, Stanley, com quem é casada já não faz muito tempo. É firmemente dominada por ele. O amor deles são baseados na química sexual e animalesca, o que a irmã diz não entender. Com a chegada da irmã, esse dependência é afetada, o que resulta nos constantes conflitos de seu marido com a sua irmã.

- Stanley Kowalski: Um homem de natureza bruta, rude e sensual. Um marido dominante e machista. Ele se irrita facilmente por Blanche, já no inicio de sua chegada, pois seu comportamento forte o perturba. Ambos vivem em uma "guerra fria" de poder, já que Blanche não tolera o comportamento desse com a própria irmã. Com o relacionamento de Blanche com um de seus melhores amigos, o conflito só piora, pois Stanley descobre as verdades por trás da história de Blanche e começa a ameaçar. O final que Williams deu, não afirma diretamente, porém no confronte final entre eles resulta numa crise nervosa de Blanche. 

Essa história de William não nos remete a nenhuma lição de moral. Não nos faz pensar duas vezes em nossos atos. Somente nos conta uma história. Uma história de conflitos e indícios de traições. 

SINOPSE DO LIVRO: Um bonde chamado desejo é o retrato de uma sociedade decadente, personificada por Blanche DuBois, uma bela mulher que volta para a casa da irmã por não ter mais para onde ir. À beira da loucura, traumatizada e sofrida, ela entra em confronto com o mundo rude e viril do cunhado, Stanley Kowalski. Essa tensão, estabelecida entre o refinamento e a brutalidade, mostra uma família em ruínas num mundo conflituado, sem lugar para o amor e para a sensibilidade.

O filme por sua vez, não é muito diferente...
Na real? NÃO É NADA DIFERENTE!



Marlon Brando fez um ÓTIMO papel como Stanley, me fez o odiar e  a amá-lo ao mesmo tempo. Não que eu goste de homens desse jeito, muito pelo contrário, me dão nojo. Porém, seu papel foi tão fiel e o ar que ele deu ao Stanley é impossível não amá-lo!

Vivian Leight não deixou por menos, ela é uma legitima Blanche, sua sensualidade e beleza a destacou bem... A facilidade que ela conseguiu colocar a personagem em prática é realmente notável. E olha que nossa protagonista, não é tão fácil assim de se fazer! Linda, foi uma diva desde o inicio ao final!

Diane Lane? Cara, a cena mais foda dela foi aquela que saiu de casa, brigada com o Stanley. Sensacional a cara de "eu sou muito foda e meu marido come na minha mão" é inesquecível... Deu vontade de rir. Amei essa cena. Ela não deixa por menos, todas as cenas ela arrasou. 

Filme totalmente em preto e branco! Gostei muito da experiencia de ter visto e lido a história. Fica a dica para os amantes de clássicos. Mas não recomendo para aqueles que imaginam que Stanley seja o mocinho perfeito, um príncipe que irá salvar Blanche de suas condições. Muito pelo contrário, acho que a obra de Tenneesse foi exatamente para pensarmos que a vida não é um contos de fadas.

"Tia Pérolas, mas por quê o filme não tem o mesmo nome que o livro?"

Bem, pessoal, vejamos como irei explicar isso... Hehe
O filme foi trazido para o Brasil na época da Ditadura Militar, ou seja, nós 'meros humanos' não tínhamos o direito de desejar nada! Pois é, naquela época acharam um absurdo esse nome para o filme! Não podia existir um filme com esse nome, meu Deus! Desejar? Nem pensar! - irônica...

Foi então que a tradução ficou assim: Uma rua chamado Pecado!
Lindo né? Quando os nossos desejos viram pecados... interessante não?

Trailer:

SINOPSE DO FILME: O cenário é o sul dos Estados Unidos. Blanche DuBois é uma mimada dondoca, forçada a morar com sua irmã Stella (Diane Lane - Juiz Dredd), em um paupérrimo apartamento. O marido de Stella, Stanley Kowalski, antipatiza instantaneamente com ela e nem tenta esconder. Agredindo Blanche em seu orgulho e também fisicamente, Stanley cruelmente destrói seu mundo de ilusões, levando-a cada vez mais profundamente à loucura e ao desespero. 


Para quem desejou entrar nesse bonde ;D Livro em PDF 
Um Bonde Chamado Desejo - PDF - Tennessee Williams

Para quem quiser baixar o filme:
Uma Rua Chamado Pecado - Filme - site: o melhor da telona
______________________________________________________________________________
E então, pessoal? Gostaram do nosso segundo capítulo do Cantinho? Por favor, comentem para sabermos como estamos indo e melhorarmos cada vez mais!
Kissus da ~Pérolas-chan ^^
Até ++

Nenhum comentário:

Postar um comentário